Considerações Principais: Povos Indígenas Na Resposta E Na Recuperação Da Covid -19

Back to results
Author(s)
Araujo, S., Cannon, M., Schmidt-Sane, M., Shankland, A., Snijder, M., Wu, Y-C.
Publication language
Portuguese
Pages
11pp
Date published
01 Jan 2021
Publisher
Social Science in Humanitarian Action Platform (SSHAP)
Type
Research, reports and studies
Keywords
COVID-19, Health
Countries
Brazil, Colombia, Peru

Os povos indígenas ficaram altamente vulneráveis e foram afetados por uma taxa de mortalidade desproporcionalmente alta em decorrência da pandemia de COVID-19. Para enfrentar melhor essa situação, é essencial que os programas de resposta e de recuperação dos impactos da COVID-19 sejam adaptados às necessidades específicas dos povos indígenas, conforme articuladas por eles próprios. Também é essencial acolher as respostas lideradas pelos povos indígenas e já em andamento para mitigar a crise. Esta
nota informativa da SSHAP discute as principais considerações a serem levadas em conta na resposta e na recuperação da COVID-19, com foco na Região Amazônica da América do Sul. As considerações apresentadas neste documento foram elaboradas a partir da análise de evidências e de perspectivas oferecidas por lideranças indígenas e por pesquisadores de diversos continentes. São considerações fundamentadas em princípios-chave para o engajamento da comunidade indígena, conforme declarado pelos próprios povos e organizações indígenas. Esta nota informativa pode interessar aos elaboradores e responsáveis por políticas públicas de saúde e de desenvolvimento que trabalham em comunidades e territórios indígenas e pode ser lida em conjunto com o relatório completo da SSHAP sobre “Povos indígenas e a COVID-19”.

Este documento foi desenvolvido para a Plataforma das Ciências Sociais para Ação Humanitária (ou SSHAP, por sua sigla em inglês) pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento - IDS (Susana Araújo, Mariah Cannon, Megan Schmidt-Sane, Alex Shankland, Mieke Snijder e Yi-Chin Wu). O documento é de responsabilidade da SSHAP.